quarta-feira, 30 de maio de 2007

Mais uma notícia...

© Logotipo Destak
DR

O actual bastonário da Ordem dos Farmacêuticos mostrou-se «profundamente desagradado» com as declarações proferidas pela candidata Irene Silveira, acerca da renovação da carteira

Bastonário dos Farmacêuticos repudia acusações de candidata Irene Silveira

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF) afirmou-se hoje «desagradavelmente surpreendido» com as críticas da candidata a bastonária Irene Silveira aos moldes da renovação da carteira profissional e à forma como a instituição tem dialogado com o Governo.

«As bases do sistema de qualificação e formação para a renovação da carteira profissional foram traçadas durante a direcção da qual a professora Irene Silveira fazia parte. E nos últimos seis anos foram realizadas dezenas de reuniões e nunca a vi levantar objecções», lembrou Aranda da Silva, em declarações à Agência Lusa.

O actual Bastonário afirmou-se ainda «chocado» com as afirmações da professora catedrática durante o seu discurso de apresentação oficial da candidatura, uma vez que em Dezembro último, na qualidade de presidente da Assembleia Geral da OF, Irene Silveira propôs um «voto de apreço pela tenacidade e pela forma como o bastonário estava a reagir aos acontecimentos».

Na segunda-feira, Irene Silveira defendeu a reformulação do actual sistema de renovação da carteira profissional para haver também uma valorização da experiência diária integrada no acto farmacêutico, discordando «em absoluto», do modo como se revalida a carteira profissional.

Segundo a candidata, a ideia inicial tem sido «adulterada nos seus princípios e na forma de obtenção de créditos, favorecendo negócios e criando entraves a uma verdadeira política de formação.»

«Somos todos licenciados por uma universidade acreditada pela OF, que nos habilitou a exercer a nossa profissão e não é sério nem credível impedir que um profissional competente seja impedido de desempenhar as suas funções pelo simples facto de não ter pago uma das inúmeras sessões de formação, que pouco acrescentam em valor à real actualização do conhecimento», acusou.

As eleições para a direcção da OF decorrerão a 21 de Junho, sendo o cargo de Bastonário disputada por Irene Silveira e Filomena Cabeça.

Esta lamentável notícia também foi publicada no Primeiro de Janeiro e no Sol.

3 comentários:

Unknown disse...

afinal não era só fumo... há quem se prepare para deitar fogo e queimar a profissão com a descredibilização deste processo!
é óbvio que as necessidades de melhorias são evidentes mas isso está muito distante do "discordando «em absoluto», do modo como se revalida a carteira profissional"... não é? resta a confiança na inteligência da profissão de não cair no engodo lançado!

Unknown disse...

ao Vladimiro
pelo site irenesilveira.com tiramos as dúvidas todas... Irene SIlveira afirma: "Faço-o, porque quero acabar com o actual sistema de revalidação da carteira profissional, valorizando a experiência diária dos actos que praticamos, sem ter de pagar quantias exorbitantes por acções organizadas, sem qualquer planificação e desenquadradas dos objectivos e necessidades fundamentais." já não há dúvidas... não é para melhorar é para acabar... pior que tiro no pé!! valha-nos que os farmacêuticos tenham Cabeça!

Anónimo disse...

Ainda bem que acaba mesmo. Sempre fiz formação ccontinua e acho uma mais valia para a valorização profissional. Depois que começou esta bagunça tenho creditos e fomação nenhuma.Tudo dá creditos desde que se pague. Queremos profissionais com formação ou co creditos?
Não vejo no discurso da Professora Irene Silveira nada que vá acabar com a profissão.
E meus amigos no momento que atravessamos ou nos valorizamos mesmo ou perdemos o comboio.