quarta-feira, 20 de junho de 2007

Ainda a Renovação da Carteira Profissional

O principio da renovação da carteira profissional constitui, provavelmente, um dos maiores desafios que uma profissão pode colocar a si própria.
A assumpção de um desafio desta natureza só faz sentido se daí advierem ganhos para a sociedade que, em retorno, reconhece, credibiliza e confia numa profissão estruturante na organização, na prestação e no acesso aos cuidados de saúde.
O real impacto das dinâmicas organizacionais das profissões - de que a renovação da carteira profissional e exemplo - no bem estar do cidadão é lento, sustentado e apenas mensurável a prazo.
Logo ao início do actual processo eleitoral, a candidata Irene Silveira elegeu a renovação da carteira como bandeira de afirmação.
Infleizmente fê-lo sem recorrer a uma abordagem sistémica, profissional, antes recorrendo ao apelo a sentimentos (naturais) de resistência a processos de mudança. O que não é muito natural para quem agita, precisamente, a mudança como tema.
Ficámos, desde logo, sem perceber se as críticas eram à estrutura, ao processo ou a ambos.
Negligenciando o valor extrínseco do processo, hipertrofiaram-se zonas de sombra que todos os novos trajectos necessariamente tendem a comportar. No melhor estilo paroquial
não se apelou a juízos límpidos, antes se incitando à contestação como instrumento de tomada de posição. Típico.
Tudo isto vem a propósito do conteúdo da entrevista da candidata Irene Silveira ao Jornal Público de hoje (20 de Junho).
É que aí deixou-se cair a parcimónia: Irene Silveira, por afirmar taxativamente que Mestrados e Doutoramentos não são incluídos na renovação da carteira, demonstrou que afinal desconhece o processo. O que é muito grave.
Estamos a falar de um assunto estruturante da profissão.
Estamos a falar de uma bandeira de candidatura com apelo à contestação do processo.
Estava, porém, a falar do que não sabe.
Não é aceitável, independentemente deste ou doutro contexto eleitoral, que a Ex-Presidente da Secção Regional de Coimbra quando o processo se iniciou, que a Ex-Presidente da Mesa da Assembleia Geral Nacional quando o processo se iniciou e aí se votou - e aí se legitimou - revele o seu lamentável desconhecimento de algo que, por cima, insiste em contestar.
Escrevemos com a vantagem de quem conhece o processo de renovação da carteira profissional, dele não abdica no plano dos princípios e sobre ele quer fazer incidir um processo de melhoria contínua.
A renovação da carteira profissional constitui, provavelmente, um dos maiores desafios que uma profissão pode colocar a si própria. E provou-se que alguns, infelizmente, necessitam de a renovar mais rapidamente do que o que pensam.

Ordem Para Intervir

As declarações de Irene Silveira:


... e as provas de que a candidata da Lista B passou dois mandatos nos órgãos sociais da OF completamente a Leste do que se passava à sua volta (aliás, mesmo depois de se candidatar continua mal informada - este documento está disponível para download no site da Ordem dos Farmacêuticos):



Sem comentários: