quinta-feira, 7 de junho de 2007

Porque é que o Dr. Carvalho da Silva não poderia ser Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos


Numa fase em que os tempos estão mais difíceis do que nunca para os Farmacêuticos, é importante que o próximo Bastonário saiba posicionar-se publicamente: a licenciatura em Farmácia ou Ciências Farmacêuticas numa universidade acreditada pela OF não basta para que tudo volte a ser como antes para os Farmacêuticos portugueses. Para termos sucesso num mercado de grande competição global hoje em dia só há duas opções: ou somos muito bons ou muito baratos. E isto aplica-se a todos os sectores de exercício profissional dos Farmacêuticos.
Uma vez que penso que não haverá ninguém que queira ser muito barato (para isso existem os técnicos e os licenciados dos politécnicos), só nos resta sermos mesmo muito bons, para que o mercado de trabalho e a sociedade em geral continuem a precisar e a preferir Farmacêuticos.
É aqui que reside o principal desafio da OF: temos que encontrar uma forma de garantir que os Farmacêuticos do futuro são profissionais cuja contratação é uma excelente decisão para as empresas e temos que fazer com que as farmácias e laboratórios de análises clínicas sob propriedade e direcção Farmacêutica se afirmem pela qualidade e mantenham e ampliem o reconhecimento social de que actualmente já beneficiam.
É importante que os Farmacêuticos ocupem posições de liderança também no âmbito no SNS (e aqui os Farmacêuticos hospitalares poderão ter um papel central de parceria com os governos e administrações de serviços de saúde) e da investigação científica, afirmando-se como referências também para a comunidade científica e intelectual.
Depois disto estar feito, tudo será mais fácil.
Se esperarmos sentados, a OF e a sua futura Bastonária mais não serão que Carvalhos da Silva de saias, berrando nas manifestações enquanto o país encolhe os ombros e assobia para o lado e as multinacionais levantam arraiais em direcção ao Leste.
Mas atenção: nada disto exclui a necessidade de uma política de firmeza e coerência perante o poder político. A questão é que quando se é firme sem ter os pés em terra firme cai-se no ridículo. E se isso acontecesse, mais não restaria ao futuro Bastonário que ficar sentado sozinho, a contar as migalhas das greves gerais com as quais possivelmente nem ele próprio concordaria e à quais apenas adeririam meia dúzia de gatos pingados...

2 comentários:

Unknown disse...

Notícia de última hora... Lista B muda de slogan eleitoral!!!

Assim em vez de "Irene Silveira para Bastonária" vai passar a ser:

"EUrene Silveira para Bastonária"

fontes próximas da candidatura asseguram que esta mudança fica a dever-se à necesssidade de dar maior visibilidade à candidata pois temia-se que ninguém percebesse que este era um projecto de ambição individual e ao serviço de uma única pessoa!

Ordem para intervir disse...

Parabéns Vladimiro. Excelente texto.