segunda-feira, 11 de junho de 2007

Notícia do Diário As Beiras

Utentes dão nota positiva a serviços farmacêuticos
Os portugueses distinguem a qualidade dos serviços prestados pelas farmácias da que é assegurada por outras entidades de saúde, como centros, hospitais ou consultórios.

Mais de 75 por cento das farmácias portuguesas garantem práticas de responsabilidade social. Esta é uma das conclusões do estudo Responsabilidade Social no Sector das Farmácias em Portugal, apresentado recentemente em Lisboa e elaborado pelo GEST-IN/ISCTE.
Entre estas práticas, destaca-se o envolvimento no programa da Valormed, o apoio à promoção e utilização de medicamentos genéricos, o apoio a instituições sociais e o encaminhamento ou indicação de doentes para consulta médica.
Por outro lado, metade das farmácias envolvidas neste estudo esteve ou está associada a campanhas de cessação tabágica, programas de identificação de suspeitos de risco em doenças crónicas, programas de cuidados farmacêuticos na diabetes e em programas de cuidados farmacêuticos na hipertensão.
O estudo indica também que os utentes das farmácias avaliam positivamente a qualidade dos serviços por estas prestados, sendo capazes de diferenciar este nível de qualidade do que reconhecem noutras entidades (como os centros de saúde, hospitais ou consultórios).
Já o investimento do sector das farmácias em programas de intervenção na comunidade ultrapassou, no ano passado, os 4 milhões de euros, seja por financiamento directo, seja pela formação inerente à sua realização.
Realizado pelos investigadores do GEST-IN/ISCTE, Alzira Duarte, Francisco Nunes e Luís Martins, a partir de uma solicitação da Ordem dos Farmacêuticos, este estudo teve como objectivo principal caracterizar e avaliar a dimensão da responsabilidade social das farmácias portuguesas. Para o desenvolvimento deste projecto, os autores do estudo contaram com a participação de cerca de 1400 farmacêuticos e 1200 utentes de farmácias.
O trabalho realizado pelos investigadores do ISCTE insere-se num conjunto de estudos e pareceres solicitados pela Ordem dos Farmacêuticos a diversas entidades independentes em torno do sector farmacêutico. Responsabilidade Social no Sector das Farmácias em Portugal sucede-se, assim, às perspectivas jurídica, da autoria do constitucionalista Joaquim Gomes Canotilho, e económica, da responsabilidade do Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra, sobre os efeitos de uma desregulamentação do sector das farmácias no nosso país.

Sem comentários: