segunda-feira, 18 de junho de 2007

Mais uma nota...

O Praia Lusitana, em dois comentários (colocados aqui), coloca várias questões interessantes, a que passarei a responder:
- Em primeiro lugar, lamenta as razões para que este blogue tenha activado um sistema de moderação de comentários. Eu próprio não poderia estar mais de acordo. De facto, durante cerca de uma semana, este blogue não teve qualquer tipo de restrições à publicação de comentários e inclusive eram permitidos textos anónimos, sem qualquer tipo de controlo. Lamentavelmente, foi o caos. Alguns dos nossos adversários eleitorais transformaram um espaço que se pretendia livre, democrático e de discussão aberta dos problemas da profissão num autêntico campo de batalha, respondendo às ideias com insultos gratuitos e, em algumas ocasiões, verdadeiramente chocantes, sobretudo quando sabemos que estamos a falar de Farmacêuticos. Durante alguns dias, ninguém escapou: candidatos e apoiantes da nossa candidatura foram mais maltratados que as mães de alguns árbitros de futebol. Foi por isso que sentimos necessidade de introduzir, numa primeira fase, a obrigatoriedade de registo no google (que se revelou insuficiente...) e posteriormente a aprovação individualizada de cada comentário (que já permitiu conter mais algumas investidas). Sinceramente, continuo absolutamente pasmado com o baixo nível que se atingiu: já ando pela blogosfera há quase 4 anos, já participei em discussões muito mais duras que as que se travam por aqui e nunca tinha visto nada assim...!
- Há um ponto do texto do Praia Lusitana com o qual discordo particularmente, que é quando este comentador tenta fazer passar a tese de que Filomena Cabeça não terá sido a "primeira escolha" da sua candidatura e que "encabeça uma lista cheia de elementos mais fortes do que ela própria e serve de testa de ferro da continuidade. Dificilmente terá forças para fazer vingar os seus pontos de vista próprios, se convencer alguém que tem os seus próprios pontos de vista…". Ora, este argumento não faz qualquer sentido. Em primeiro lugar, porque não estamos a falar de partidos políticos, em que é necessário nomear alguém para concorrer a eleições em que o resultado mais provável é a derrota (ou seja, o típico cenário de "nomeações da enésima escolha"). De facto, o que se passa é precisamente o contrário: Filomena Cabeça tem uma longa carreira nos órgãos sociais da OF, conhece muitíssimo bem os dossiers e esteve por dentro de tudo o que de verdadeiramente importante se passou nos últimos anos. É uma pessoa extremamente bem preparada, que foi incentivada a concorrer a um cargo de grande importância e ambicionado por muitos (veja-se o exemplo do desespero da outra candidatura...). O cargo de Bastonário da OF não é o caixote do lixo das "primeiras escolhas" que o Praia Lusitana sugere existirem. Antes pelo contrário: ser Bastonário da OF é algo de extremamente prestigiante, a que muito poucos podem ambicionar. É o ponto mais alto da vida profissional de todos os que o ocupam. Dizer que ninguém mais queria ser Bastonário é o mesmo que dizer que o FCP foi campeão porque o Sporting e o Benfica não estavam interessados no título, o que, como todos sabemos, é um perfeito disparate!
- Outro dos aspectos do texto do Praia Lusitana que me parece particularmente ridículo é a sua referência pejorativa ao suposto facto de Filomena Cabeça liderar uma lista "cheia de elementos mais fortes do que ela própria e serve de testa de ferro da continuidade" e que "dificilmente terá forças para fazer vingar os seus pontos de vista próprios". Ou seja, ao mesmo tempo que se reconhece que há um conjunto de personalidades importantes que aceitaram ir na lista sob a liderança de Filomena Cabeça, utiliza-se este aspecto como arma para atacar a candidatura. Ora, isto é perfeitamente absurdo: o facto da lista de Filomena Cabeça ser constituída por várias das personalidades mais importantes do sector Farmacêutico é algo que deve ser elogiado e valorizado e não pode constituir motivo de crítica. Este é um argumento a favor da nossa Lista e não o contrário! Aliás, haverá melhor exemplo da capacidade de Filomena Cabeça que o elencar da lista de personalidades que aceitaram concorrer numa lista sob a sua liderança? Como é que alguém que fosse fraco poderia liderar uma lista tão forte?
- Por último, a insinuação de que Filomena Cabeça não tem ideias próprias é particularmente injusta e irónica, sobretudo se nos lembrarmos de que a Lista A tem sido acusada precisamente do contrário (ou seja, de intoxicar os Farmacêuticos com carradas de textos, mails e sessões de apresentação/debate com múltiplas propostas demasiado "intelectuais"). É a velha questão entre os que são presos por ter cão e os que são presos por não o terem...

De qualquer modo, agradeço ao Praia Lusitana o valioso contributo que deu para o debate. A desmontagem dos argumentos dos que se nos opõem (o que até penso nem ser o caso do Praia Lusitana) é uma das formas de defendermos a validade dos nossos argumentos.

1 comentário:

praialusitana disse...

Caro Vladimiro

Não o vou maçar com definições de ciência política, mas recordo-lhe que a política não é um fim em si mesma, e por vezes no confronto eleitoral perdemos muitas vezes o sentido da realidade, na ânsia de defender energicamente os nossos candidatos e os nossos pontos de vista. Espero que isto não lhe aconteça, pois perderia a sua identidade.

Relativamente ao seu comentário não posso deixar de analisar algumas questões:

- Eu não referi que a Dra Filomena fosse o que políticamente se chama “uma candidata para queimar”, ou que fosse sequer candidata a uma derrota. Isso foram afirmações suas. Nem muito menos coloquei em questão a sua competência e a sua experiência na OF. O facto de ser a “enésima escolha” significa apenas que antes dela foram equacionadas outras hipóteses, no seio da mesma base de apoio, que por variadas razões não se concretizaram… Fui demasiado explícito a este respeito, e o Vladimiro percebeu perfeitamente aquilo a que me refiro.

“A outra lista já existia antes de ter sido encabeçada pela Dra. Filomena, por isso quando muito poderemos falar da lista do Dr. Aranda sem o Dr. Aranda... mas com a Dra Aranda... A classe não chegou a perceber muito bem a escolha de uma figura secundária para dar a cara por este projecto. Nem sequer a razão de tantas recusas ou falta de condições para o avanço de outras personalidades. Ou mesmo de convites e desconvites…”

Porto, Sporting e Benfica todos os anos “vão a jogo” e disputam o campeonato... com ou sem fruta pelo meio... Neste caso da sua lista estamos a falar de jogadores que nem sequer chegaram a entrar em campo para liderar a equipa… mas o jogo tinha que começar e outros foram convocados…

- Por outro lado, que a lista A tem inúmeros valores nunca coloquei, nem poderia colocar, em questão. No entanto o que eu referi foi que o capitão de equipa não está ao mesmo nível que a restante equipa, e isso pode criar problemas. Não posso deixar de responder às duas perguntas que coloca. “Aliás, haverá melhor exemplo da capacidade de Filomena Cabeça que o elencar da lista de personalidades que aceitaram concorrer numa lista sob a sua liderança?” Vladimiro dixit.
Aqui o Vladimiro inverteu a questão pois a lista de personalidades que queriam concorrer já existia, e esta lista não queria a Prof. Irene, a Dra. Filomena é que aceitou liderá-la, o que também demonstra alguma capacidade, verdade seja dita, mas não permite chamar-lhe lider, nem dizer que lidera essa lista.
“Como é que alguém que fosse fraco poderia liderar uma lista tão forte?” Vladimiro dixit.
Os fortes, precisamente por o serem, podem escolher quem quiserem para os liderar.

- Por último reconheço a qualidade das propostas e do material enviado pela lista A. Isso demonstra dinamismo, espírito construtivo e por vezes uma clara percepção da realidade, mas não posso daí concluir que demonstre liderança. Ou melhor, para lhe responder, a Dra. Filomena é líder de jure, mas será lider de facto? Ou conseguirá sê-lo de uma forma independente no futuro?

A existência deste blog como espaço de discussão é um aspecto altamente positivo, honra seja feita ao Vladimiro e à lista A que lhe permitiu esta irreverência. Na outra lista não existe, que eu saiba, um espaço semelhante, razão pela qual não me quero alongar muito mais neste e em outros pontos mais sensíveis para a lista A… sob pena de com isso estar a fazer a campanha da lista B…

Poderá este último parágrafo ser considerado um disclaimer? Eu meto-me em cada uma…

Além disso, responder assim diariamente ao Vladimiro obriga-me a entrar num registo demasiado sério e formal… para o qual ando manifestamente sem muita paciência, para o registo, não para o Vladimiro! LOLOLOLOL