quarta-feira, 6 de junho de 2007

Um caso de sucesso

... o blogue Jovens com Cabeça. Vejamos as estatísticas desde que iniciámos actividade:
Jovens com Cabeca
Site Summary


VISITS



Total710

Average Per Day62

Average Visit Length4:52

Last Hour1

Today9

This Week432


PAGE VIEWS



Total2,222

Average Per Day209

Average Per Visit3.4

Last Hour1

Today26

This Week1,466

(informação obtida às 9:20 do dia 6/7/2007 - é importante termos em conta que nos primeiros dias pouca gente conhecia o blogue. O record diário é de 94 visitas e 308 pageviews num só dia! - Fonte: Sitemeter)

3 comentários:

Unknown disse...

Agora que se conhecem já algumas das bandeiras de cada candidatura nacional importará aprofundar a reflexão sobre o que uma e outra oferecem (ou não) com base no divulgado na net:

Lista A
- aposta em equipa
- juventude e experiência associativa
- equilíbrio de representatividade de actividade e geográfica
- aposta em profissionais
- propostas inovadoras (eixos de coesão, regulação profissional, notoriedade)
- profissão virada para o exterior
- planeamento (farmacêuticos 2020)
- coerência de “mudança na continuidade”

Lista B
- projecto unipessoal de candidatura
- candidata em idade de “pré-reforma” (como atesta seu currículo)
- forte presença de professores (líderes de órgãos nacionais todos da FFUC?!)
- desequilíbrio de representatividade (vogais da Direcção são todos da cidade de Lisboa!)
- sem propostas novas (pega em iniciativas anteriores para apresentar novidade: Plano Nacional de Saúde, nova sede…)
- campanha negativa de ataque interno à Revalidação da Carteira Profissional (populismo defendendo o facilitismo e o desperdício do trabalho já desenvolvido)
- incoerência de crítica aos mandatos anteriores dos quais fez parte (Direcção 94-2000 e Asemb. Geral 2001-2007!)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

PÉROLAS DO LADO B DA HISTÓRIA

A saga solitária de Irene Silveira para (finalmente) tentar ser Bastonária continua... neste momento vamos entrar um pouco no seu discurso de apresentação da candidatura e conferir novidades e propostas

no seu discurso de apresentação que está disponível na net:

"Esperem de mim – e dos colegas que me acompanham, nas listas Regionais e Nacional – uma campanha esclarecedora no campo das ideias..."
ISTO PROMETE... VAMOS LÁ PROCURÁ-LAS

"Candidato-me a Bastonária com a convicção de ser a pessoa certa para corporizar um projecto de mudança – o único projecto de mudança"
VAMOS LÁ ENTÃO...

"Quero uma Ordem voltada para o exterior, que se insira cada vez mais na sociedade aberta e plural que hoje somos, participativa, actuante e transparente, contribuindo cada vez mais para uma melhor união entre quem como nós contribui para uma saúde de qualidade, e aqueles que dela necessitam."
FICA SEMPRE BEM UMA GENERALIDADE... MAS VAI HAVER CONCRETIZAÇÃO CLARO!

"Permitam-me concretizar um pouco mais o que proponho aos meus pares, e que definem também, uma mudança de conceitos, em relação à prática em curso na Ordem."
ORA AÍ VEM.. JÁ A SEGUIR O ARROJO, A OUSADIA, A INOVAÇÃO E A MUDANÇA...

"Discordo em absoluto do modo como se revalida a carteira profissional. Não foi esta a ideia inicial, tendo sido adulterada nos seus princípios e na forma de obtenção de créditos, favorecendo negócios e criando entraves a uma verdadeira política de formação."
UPPS?! SERÁ QUE SE ESQUECEU DE QUE FOI A MENTORA DESTE PROCESSO QUANDO ESTEVE NA DIRECÇÃO ATÉ 2001 OU QUE FOI PRESIDENTE DA AG DA OF CONVENIENTEMENTE CALADA SOBRE ESTA MATÉRIA NOS ÚLTIMOS 6 ANOS? A MENSAGEM (E OPORTUNISMO) É CLARA: NÃO SE ENFRENTAM AS DIFICULDADES NEM SE MELHORAM OS PROCESSOS.. NÃO! A PROPOSTA É ACABAR INDEPENDENTEMENTE DOS MILHARES DE FARMACÊUTICOS QUE JÁ SE TÊM EMPENHADO NO SUCESSO DESTA INICIATIVA
A GRANDE.. GRANDE.. MUDANÇA É ACABAR COM O QUE DE MAIS INOVADOR A PROFISSÃO TEM FEITO! ... OU SEJA, AO INVÉS DE DEDICAR MAIS E MELHOR NA MELHORIA DO PROCESSO A OPÇÃO DA LISTA B É ATACAR A PRÓPRIA PROFISSÃO NUM DOS SEUS PILARES DE MAIOR CREDIBILIDADE E EXIGÊNCIA!

MAS O DISCURSO VAI MELHORAR CERTAMENTE A SEGUIR... VÃO HAVER PROPOSTAS CONCRETAS:
" Como Bastonária vou bater-me por uma formação contínua de excelência, pelo desenvolvimento e especialização de competências.
A formação contínua é matéria fulcral e fundamental para a nossa actividade. Sem ela somos um exército desarmado perante o avanço da ciência e da técnica."
MAS ISTO NÃO ERA PARA ACABAR?! :S
EM QUE FICAMOS? NÓS NÃO SOMOS BONS PROFISSIONAIS SÓ PORQUE "Somos todos licenciados por uma Universidade acreditada pela Ordem, que nos habilitou a exercer a nossa profissão..." MAS COMO? DEVEM EXITIR ALUNOS QUE CHUMBARAM NUMA ORAL DA PROF POR MUITO MENOS INCOERÊNCIA OU POR TEREM RESPONDIDO QUE OS "ALIMENTOS SERVEM PARA ALIMENTAR EMBORA NÃO SAIBA COMO!"

"Jamais esqueceremos os valores Éticos e Deontológicos como garante do prestígio e qualidade da prática corrente do Acto farmacêutico,..." PARA MAIS À FRENTE "O acto farmacêutico é da exclusiva competência e responsabilidade dos farmacêuticos. Ele é o garante da nossa intervenção profissional tendo sido aprovado em 2001. No entanto, tendo em consideração a evolução da profissão e as novas oportunidades de intervenção que se nos deparam, devemos repensar; discutir e analisar da necessidade de o adequar" EM QUE FICAMOS? MEXE OU NÃO MEXE NO ACTO FARMACÊUTICO (CONVÉM RECORDAR QUE A ÚLTIMA MEXIDA NO ACTO FARMACÊUTICO FOI PARA ENXERTAR OS MNSRM FORA DE FARMÁCIAS!)

"Deixem-me falar de um tema que é caro à maioria dos farmacêuticos Portugueses." BOA... VAMOS LÁ ENTÂO FALAR DAS CONTRAPROPOSTAS À DESREGULAÇÃO... "A actual sede da Ordem – esta casa – é um local com uma enorme carga histórica para os farmacêuticos. Foi inaugurada no séc XIX, dando origem ao nome da Rua da Sociedade Farmacêutica." POR ACASO FOI JÁ NO SÉC XX!

"Não queremos perder este local. Ele faz parte da nossa memória colectiva, deve ser mantido como um tributo aos que nos antecederam, sem que isso obste a que se proceda à mudança dos serviços administrativos para local mais funcional e moderno." AHH...ALGO DE NOVO EMBORA CONTRÁRIO À PROPOSTA QUE A ASSEMBELIA GERAL APROVOU SOB A PRESIDENCIA DE... IRENE SILVEIRA (ESTAVA DISTRAÍDA QUANDO LEU A PROPOSTA? OU A ASSEMBLEIA GERAL SÓ SERVE PARA SE TER ACUMULAR MAIS UM CARGO NO CURRÍCULO?)
FINALMENTE A ACTUALIDADE QUE INTERESSA:
"A submissão das estruturas à desregulamentação do sector da saúde, e em particular do sector farmacêutico, é um pesado fardo.
Não sabemos ainda as reais consequências para os farmacêuticos, nem para as populações de tal política, mas estaremos atentos e alerta para denunciar tudo o que ponha em causa a saúde pública." NÃO SABEMOS? QUEM? SÓ SE FOR A LISTA B... TODOS OS FARMACÊUTICOS SABEM E PODEM EXPLICAR A ESTES COLEGAS... A of E A ANF JÁ FIZERAM ESTUDOS E CONFERÊNCIAS SOBRE ESTA MATÉRIA E O RESULTADO É CLARO... NÃO SABEMOS É COMO CONVENCER O GOVERNO DO ERRO QUE VAI COMETER.. SÓ ISSO É QUE NÃO SABEMOS!

VAMOS PASSAR AS GENERALIDADES À FRENTE E CHEGAR À FORMA COMO VAI FALAR COM O GOVERNO....
"Pugnar, dialogando com o ministério da saúde, para a optimização da regulamentação que vai ser implementada, colaborando na definição e execução da política de saúde, assim como fomentar e defender a dignidade da profissão farmacêutica tendo sempre como prioridade o interesse do doente."
ISTO É O QUE O GOVERNO MAIS QUER OUVIR... OPTIMIZAR... QUER DIZER CORTAR E REDUZIR OS FARMACÊUTICOS... NÃO DEVEMOS APRESENTAR PROPOSTAS EM PRIMEIRA MÃO E FUNDAMENTAÇÃO, NÃO DEVEMOS EXPOR AS INCOERÊNCIAS DAS MEDIDAS NA OPINIÃO PÚBLICA, NÃO DEVEMOS DENUNCIAR.. TEMOS É DE FALAR COM O GOVERNO E FAZEM-NOS LOGO A VONTADE! COMO É QUE NINGUÉM SE LEMBROU DISTO ANTES?! NEM ARANDA, NEM JOÃO CORDEIRO, NEM JOÃO SILVEIRA, NEM NINGUÉM....

UM BÓNUS:
" Fomentar o diálogo com as faculdades de farmácia, de modo a adequar as matérias a lesionar..."
FARTOS DE ENTRADAS DURAS ESTÁ A NOSSA PROFISSÃO... E DISPENSAMOS BEM CANELADAS DOS QUE SE DIZEM DA NOSSA EQUIPA!